Para as bruxas e bruxos existe um Princípio inefável e está além de todas as
definições. Esse princípio seria formado de toda a Energia criadora e latente, com suas parcelas de masculino e feminino, de luz e escuridão.
Da divisão desse princípio inefável surge a grande energia que dá origem ao Universo e a todas as formas de vida, O Divino Principio Feminino ou Grande Mãe e, posteriormente, da mãe surge o Divino Masculino.
A Grande Mãe representa a Energia Criadora, o Útero de Toda a Criação. É associada aos mistérios da Lua, da Intuição, da Noite, da Escuridão e da Passividade. É o inconsciente, a parte obscura da mente que deve ser desvendada.
A Lua nos mostra sempre uma face nova a cada uma de suas fases, mas nunca morre (ao contrário do Sol), assim, seria a Senhora dos Vivos e de tudo que possa ser representado nos mistérios da Vida Eterna. A Deusa se mostra com três fases principais: a Virgem ou Donzela, a Mãe e a Velha Sábia.
A Deusa é a mãe universal. Nossa Deusa é fonte de fertilidade e de infinita sabedoria.
A palavra Deusa denota um ser Divino Feminino. Ao longo de milhares de anos, nossos antepassados adoraram uma Divina Mãe, a Deusa poderosa. Ela foi honrada como a Mãe de toda a vida.
Para nós bruxas, a Deusa é a morte, mas também é a vida; Ela é o mistério. Ela é a Anciã que passa pelos portais da morte, Ela nos doa paz e liberdade e nos reúne com todos que já se foram. Tudo procede da Deusa e a Ela tudo retorna. Ela cria vida através do amor. Esse é o maior dos mistérios da Deusa é amor divino e incondicional.
Ela também nos ensina a amar incondicionalmente e a termos compaixão por nossos irmãos e irmãs. Somos todos as Crianças da Deusa, Ela é a batida única do coração entre os seres. Sua essência completa é o amor. Mas a Deusa é o Deus, e o Deus é a Deusa. Um não existe sem o outro, um completa o outro.
Lua Crescente
Novamente a Lua começa a germinar e luta para se manifestar em toda plenitude. Tudo sob influência compete entre si. Os projetos iniciados na Lua Nova começam a ser energizados pela luz solar e se solidificam. Não é um bom momento para principiar nada, ao contrário do que muitos acham, graças à nomenclatura de crescente. Existe extrema competição pela energia luminosa que renasce. É o momento propício para estruturar e tornar prático o que antes era apenas um sonho. Não é hora de desistir, hesitar, duvidar. É preciso determinação e objetividade para realizar seus planos, pois a força da resistência é tão grande e a competição, maior ainda. A energia vital luta para tomar forma na matéria.
Tudo brota e cresce, disputando o espaço.
O consciente e o racional começam a ganhar luz. O momento é de concentrar forças, evitar dissipação e dispersão.
Face Donzela:
Esse é o aspecto virginal da Deusa. A cada dia dessa fase, a Deusa cresce e fica mais forte até atingir o plenilúnio, em que ela se converte para o aspecto de mãe, explicado mais adiante. Ela é cheia de energia, pura e independente. É tempo de descobrir o sangramento da vida. Ela está descobrindo o mundo, testando seus limites. A Donzela se maravilha com a Existência que Ela acaba de descobrir. Nessa fase, a Deusa muitas vezes é identificada como uma Caçadora.
Lua Cheia
A Lua Cheia é o ápice da irradiação de poder lunar à Terra. Ela se manifesta das formas mais estranhas: “lunáticos” começam a andar durante o sono, feridas sangram mais do que o normal, ervas colhidas têm mais força e a quantidade de acidentes e crimes aumenta.
Não se pode expandir e brilhar mais do que agora, a luz não vai crescer além desse ponto. Sucesso e fracasso serão revelados, em toda sua intensidade. Se os obstáculos surgidos na lua crescente foram enfrentados e se todas as etapas próprias do processo de crescimento foram cumpridas satisfatoriamente, essa fase será de realização, sucesso e triunfo merecidos. Caso contrário, a sensação desse momento será de frustração, conflito e muita ansiedade.
A proximidade e a gravidade da Lua Cheia influenciam líquidos que circulam por todo o planeta, assim como em nosso corpo, elevando-os e interferindo nos níveis de pressão sanguínea. O humor e o estado de espírito também se encontram alterados.
As reações emocionais se tornam muito mais intensas e podem desequilibrar facilmente.
Em compensação, a sensibilidade e o romantismo estarão no máximo de suas possibilidades. É o momento de encontrar um grande amor e equilíbrio para o futuro, afinal, Sol e Lua estão do mesmo lado visual no céu.
Face Mãe:
A Mãe é associada à Lua Cheia, representando as colheitas, a fertilidade das mulheres e dos animais. Devemos evocar esse aspecto da Deusa quando relativo à maternidade, proteção, casamento; adquirir paz interior; desenvolvimento espiritual, intuição e dons psíquicos.
Lua Minguante
Essa é a fase conhecida por muitos como a “disseminadora”. Nesse período é aconselhável dispersar a energia acumulada, relaxando. É a época certa para dividir com outras pessoas o sucesso que foi alcançado durante a Lua Cheia (frutos aqui compartilhados se multiplicarão).
O que não aconteceu até agora não terá mais força para acontecer. Não se deve
gastar energias com preocupações, portanto não procure solucionar situações não resolvidas. É o tempo para uma avaliação do que foi realizado, de síntese, é o descanso merecido.
É uma época de cura, restauração, rejuvenescimento. Não é hora de iniciar coisa alguma, mas de descansar e aproveitar o momento para relaxar.
É também a fase ideal para banirmos tudo o que não mais nos interessa de nossas vidas.
Face Anciã:
Esse é o tempo da Mulher Sábia, aquela que não mais sangra, mas guarda o poder do sangue para si. É a Deusa em sua face Anciã, esbanjando sabedoria, paciência e os poderes da condutora e da mestra na magia. O único conhecimento que lhe falta é o da morte.
Lua Nova
A Lua se esconde por detrás do Sol e somente ele brilha em total esplendor. A noite escura aguarda em silencio, como um útero, a semente que fará germinar a força da vida, assim como nossa Deusa a partir de Ostara. É a época certa para plantar, apostar no futuro, iniciar projetos e relacionamentos. A fertilidade está no seu nível máximo. Tudo pode acontecer, nada tem forma definida, qualquer direção pode nos atrair agora.
O instinto está muito aguçado e aflora com toda intensidade. O Espírito acha-se mergulhado no inconsciente, nutrindo-se dos nossos desejos mais primordiais. Estamos em contato com a parte mais profunda do nosso ser. Seguimos a verdade de nossas vozes internas, difíceis de serem ouvidas quando o nosso lado racional domina. A ousadia nos fascina, transpiramos o vigor dos novos começos.
Esta fase é associada tanto à face Donzela como à Anciã de nossa Deusa.
Lua Negra
A Lua Negra é reconhecida nas três noites de escuridão lunar, quando ela é invisível do céu, dada a sua proximidade com o sol. Período mais propício para banir ou neutralizar sortilégios, tanto como para realizá-los. Também é a época propicia para o trabalho de introspecção e autodescobrimento de nosso lado sombra.
O autodescobrimento se dará a partir do trabalho com as Deusas Negras, senhoras das luas escuras que têm muitos atributos, entre eles:
São Deusas ma morte e ressurreição, portadoras da foice que ceifa nossas vidas.
Também as Deusas da magia, uma vez que os portais da magia somente serão abertos quando passamos a conhecê-las.
Senhora Escura: Está em todas as coisas, “onde há Luz, há Trevas”..
A verdade é que não é possível compreender sem conhecer a Deusa como a Anciã da morte e como a iniciadora, a deusa negra.